Atelier des Créateurs

Rua José Falcão 99, Porto

2008-2009

Nuno Valentim, Frederico Eça, Paola Monzio, Maria Ana Sousa Coutinho

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2013

41.14881, -8.61439

O edifício a reabilitar, funcionando desde a sua construção no início do séc. XX até 2006 como sede da Associação Cristã da Mocidade (YMCA), encontrava-se devoluto. Projectado por José de Vasconcellos de Lima Júnior, foi construído entre 1903 e 1904, claramente influenciado pelas estéticas ‘beaux-arts’ vigentes. Encomendado por Alfredo Henrique da Silva foi edificado pouco depois da abertura da Rua José Falcão, via que dividiu um quarteirão implantando-se paralelamente às importantes vias radiais Iluministas. Esta situação fez com que os lotes desta rua não possuíssem as medidas tradicionais que caracterizam o lote portuense (estreito, longo, com um logradouro interior) – o lote possui uma extensa frente de 13,5m e uma profundidade de 32m, praticamente anulando a existência de logradouro.

 

O projecto propôs a reabilitação do edifício existente e a sua reconversão para instalação de uma unidade de confecção artesanal e semi-industrial para cerca de 50 postos de trabalho.

 

O valor patrimonial do edifício impôs o critério de distribuição do programa.

 

O piso térreo ficou naturalmente destinado às áreas de apoio aos funcionários e às áreas de produção que implicavam a utilização de equipamento mais pesado e de maior dimensão (este, foi o único piso onde se construiu uma laje térrea que permitiu absorver estas cargas, proceder às impermeabilizações necessárias e ao corte da humidade ascensional observada). A escadaria nobre e o tratamento decorativo do 1º andar sugeriram a localização das áreas administrativas.

 

No salão (1º e 2º andares) localizou-se a área central de produção – a organização deste espaço em open-space foi pensada para permitir a leitura total da sua volumetria e do trabalho decorativo.

 

O novo balcão proposto (em contraponto ao existente) foi pensado de forma a autonomizar-se da preexistência precisamente para tornar claros os diversos tempos de intervenção. A pretexto da reconversão do uso propôs-se o encerramento dos vãos neste espaço (fachada tardoz) e a abertura de uma nova série de janelas com composição e geometria claramente distintas do espírito preexistente (o tipo de aberturas deste salão sugeria uma função religiosa muito distante da nova utilização).